quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Conheça cada grau da celulite e saiba como tratar

Conheça cada grau da celulite e saiba como tratar


Segundo a dermatologista Carla Tamler "Em média 85% a 98% das mulheres possuem celulite. O importante é elas saberem o grau que têm, para tratar de forma correta. A classificação tradicional, proposta por Nürenberger e Müller em 1978, vai apenas até o grau 3. Mas alguns especialistas ainda consideram o grau 4, com nódulos grandes e endurecidos, ondulações muito aparentes, e pernas pesadas e cansadas”

Grau 1
A superfície da região é lisa quando a paciente está deitada ou em pé. As alterações são vistas quando se pinça a área com os dedos ou sob contração muscular; ou seja os furinhos só se tornam visíveis quando a pele é apertada.



Como tratar: “Neste caso, eu indico o Power Shape. Trata-se de uma sucção a vácuo com radiofrequência, que prepara a pele para a aplicação do laser, deixando-a mais lisa e uniforme. O efeito deve-se ao calor provocado, que faz com que as células de gordura sejam destruídas e as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, se multipliquem”, conta a dermatologista Renata Domingues

Grau 2
Aspecto de casca de laranja evidente sem nenhuma manipulação (pinçamento ou contração muscular).



Como tratar: Neste caso, o smoothshape é um tratamento bastante indicado. O aparelho que utiliza a fotomologia (nova tecnologia que combina o laser com a energia da luz), associado à massagem mecânica e vácuo. A combinação de laser e luz dissolve as células de gordura. Os rolos movem o líquido em direção aos vasos linfáticos. O vácuo potencializa a massagem e possibilita a penetração da luz”, explica Dra. Carla Tambler, da Beaux.

Grau 3
Assim como no grau 2, o aspecto de casca de laranja é evidente e sem nenhuma manipulação (pinçamento ou contração muscular). Além disso, notam-se áreas em relevo (elevadas) e nodulações. 



Como tratar: “Quando a pessoa tem o grau mais avançado da celulite, ela também tem flacidez. Neste caso, indico o Hertix. Funciona com uma radiofreqüência que acelera o metabolismo, realizando uma drenagem linfática e estimulando a produção de colágeno, atuando no combate da flacidez e da celulite”, explica Flor di Santi, do Spaço Ella.


Uma boa alimentação ajuda no combate contra a celulite.

Hábitos alimentares errados agravam o problema. Por isso, escolher alimentos saudáveis e usar suas propriedades a seu favor pode ajudar no combate aos furinhos.
“A celulite é relacionada a fatores genéticos. Porém sempre existe possibilidade de melhora e maneiras de atenuá-las”, explica o nutrólogo Cristiano Merheb.


A alimentação e o sedentarismo são os principais causadores do problema, segundo o médico.
nutricionista Carlos Pirazzo enumera os vilões: “alimentos industrializados, ricos em sal, conservantes e produtos químicos, pobres em água e em micronutrientes. Exemplos são os enlatados, congelados, embutidos, refrigerantes, biscoitos tipo snack e bebidas alcoólicas. Alimentos ricos em gordura, como batatas fritas e carnes gordas também são contraindicados. E os ricos em açúcar simples, como doces”.
Cuidado com os sucos processados, que podem ter conservantes. "Já os refrigerantes, guaranás naturais e mates apresentam conservantes e a cafeína, que contribui para a perda na absorção de alguns nutrientes”.



Aposte em:

Frutas e verduras ricas em líquidos e fibras solúveis. A maçã é um ótimo exemplo, por ser rica em pectina, uma fibra importante na neutralização das toxinas e gorduras em excesso na circulação”, explica Carlos. Banana e goiaba também são ricas em fibras. "E as hortaliças verdes escuras, por conterem mais líquido e clorofila”. 
Ele destaca também os alimentos ricos em selênio e vitamina E, por possuírem propriedades antiinflamatórias, como as castanhas do pará, gérmen de trigo, arroz integral, vegetais folhosos e legumes. Luciana acrescenta a esse grupo a linhaça e o gengibre.

Proteínas magras, ovos com menos gemas. A cada quatro ovos, duas gemas”, diz Cristiano. Ele ainda libera chocolate amargo e sem açúcar. 


Água é fundamental. “A água otimiza os processos de desintoxicação e de limpeza”, diz Luciana. Cristiano também recomenda água de coco. E sucos naturais são ótimas escolhas, sem esquecer que eles têm calorias. 
Entre as bebidas alcoólicas, Cristiano destaca o consumo de destilados como uísque, vodka e tequila, que são menos prejudiciais do que a cerveja.



Dieta balanceada

O quanto de alimentos é preciso consumir? Carlos explica o cardápio que abrange os nutrientes necessários. “Ter uma alimentação colorida, que fornece todos os nutrientes de que necessitamos. No mínimo de três a quatro porções de frutas por dia, quatro a cinco porções de hortaliças. Duas porções de alimentos integrais, como arroz, pães, sementes e farelos (ex. linhaça, aveia, trigo). Duas castanhas do pará. Além de dois litros de água”.



Sem milagres

Cápsulas, chás naturais que prometem acabar rápido com a celulite são desacreditados pelos especialistas. “Não acredito na grande maioria dos produtos que existem no mercado mesmo que utilizados como coadjuvantes a um tratamento, que dirá de forma isolada”, diz Cristiano.
Beijo lindas


Nenhum comentário:

Postar um comentário